Notícias

TEMA DA SEMANA MUNDIAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO SERÁ GESTÃO DA VELOCIDADE


Com o slogan Salve vidas, reduza a velocidade (Save lives Slow Down), a Semana Mundial de Segurança no Trânsito adotará este ano o tema gestão da velocidade. Por Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a  semana é celebrada no período de 8 a 14 de maio, com o objetivo de aumentar a consciência global sobre os acidentes de trânsito, centrando-se em temas específicos. 
 
Neste ano, o tema escolhido é especialmente oportuno para o Brasil e para a Região das Américas, uma vez que a velocidade inapropriada é um dos principais fatores de risco para lesões e mortes no trânsito, contribuindo para mais da metade dos acidentes fatais em países de baixa e media renda. Está também alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente às metas 3.6 e 11.2, que referem-se a redução pela metade das mortes no trânsito até 2020 e a garantia de acesso a sistemas de transporte seguros para todos.
 
Alám de chamar a atenção para o problema, a 4ª Semana de Segurança no Trânsito também busca promover soluções para a gestão da velocidade, dirigida a instâncias normativas e executivas, além de obter dos gestores e demais encarregados das políticas de segurança viária o compromisso de buscar soluções.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere a realização de atividades como caminhadas, passeios, palestras, entrevistas, debates, campanhas em mídias sociais, concursos, seminários ou mesas redondas chamando atenção sobre o tema. Outra atividade sugerida  - que ocorrerá em algumas cidades - são intervenções de moderação de tráfego em algumas ruas, com apoio das autoridades locais.